PARTILHANDO SOLUÇÕES… DE OLHOS POSTOS NO FUTURO

A Eficiência Energética é a otimização do consumo de energia através da utilização de diversos mecanismos de poupança, que nos permitem manter o nível de conforto e qualidade de vida e evitar desperdícios.

Por sua vez, Janelas Eficientes são aquelas que, com as suas caraterísticas, contribuem para aumentar o isolamento térmico e acústico dos edifícios e permitem reduzir consideravelmente o valor da fatura energética relacionada com a climatização dos espaços.

A equipa SIALNOR está preparada para o aconselhar na escolha de Janelas Eficientes, tendo em atenção todo o seu projeto, desde o tipo de construção, ao clima e a orientação das fachadas de sua casa.

As janelas eficientes têm caraterísticas mais resistentes do que as convencionais e isso deve-se ao tipo de caixilhos e vidros que as compõem. As janelas eficientes de classe A+ podem ter caixilhos com vários tipos de abertura, de acordo com as suas preferências.

Há algum tempo atrás, o quadro relativo à eficiência energética dos edifícios portugueses, no que concerne ao contributo das janelas, era preocupante.

Cerca de 75% eram compostas por vidros simples, constituindo janelas de fraca qualidade, maioritariamente com classe F (a mais baixa).

eficiencia_1
image-layers_6-2

Como identificar uma janela pouco eficiente ?

  • As janelas pouco eficientes favorecem o desconforto térmico e acústico.
  • Quando no verão, colocamos a mão no vidro ou no caixilho e sentimos que eles estão excessivamente quentes.
  • Quando no inverno, colocamos a mão no vidro ou no caixilho e sentimos que eles estão excessivamente frios.
  • Problemas de vedação na junção das janelas com as paredes e quando ocorrem empenos nos elementos móveis das janelas.
  • Uma passagem de ar de forma descontrolada, pode indiciar um fraco desempenho. 

O que deve ter em conta para a substituição das janelas ?

Os elementos influenciadores dos desempenhos energéticos das janelas são: vidro, existência de rutura térmica nos perfis, acessórios (vedantes, espumas entre outros), estado de conservação, e não menos importante, a conceção funcional e ergonómica da própria janela e respetiva tipologia de abertura.

PONTOS A CONSIDERAR

  • Caixilho: O mesmo deverá ser adequado ao tipo de construção / utilização.
  • Segurança: para quem habita em pisos térreos ou possui uma moradia, a segurança é um aspeto fundamental. As ferragens deverão ser as adequadas e os vidros ser reforçados, podendo ser adotados vidros laminados.
  • Orientação das janelas: quando se tem janelas orientadas a Norte com ausência de radiação solar, é importante ter especial atenção ao coeficiente de transmissão térmica da janela (Uw), para minimizar as perdas de calor para o exterior. Quem possui janelas orientadas a Sul com elevada exposição e sem proteção solar, é importante em especial atenção ao fator solar do vidro. Nestas circunstâncias recomenda-se que se procure por soluções com valores de fator solar adequados.
  • Ventilação: Os caixilhos devem possuir aberturas adequadas, os sistemas de ventilação preparados para os espaços.
  • Vidro: os vidros duplos são a solução mais usada. O espaço entre eles pode conter gás e a sua espessura pode variar, sugerindo-se uma caixa de ar de 16 mm de espessura. A utilização de um gás como o árgon, permite obter soluções com melhor comportamento energético. Os vidros coloridos devem ser temperados para prevenir roturas por efeito de choque térmico. Para quem pretender melhorar a segurança e a queda de fragmentos, deve ser escolhido um vidro laminado de segurança. Para melhorar o isolamento sonoro, pode-se optar por vidros laminados “acústicos”.
  • Abertura: as janelas podem ser de correr, batente, oscilo-batente, guilhotina, projetante, etc. É importante escolher a que melhor se adapta às características do edifício.
  • Acústica: quem reside no interior de uma cidade ou junto a uma rede viária movimentada, o ruído é um dos pontos a considerar. Deve solicitar o Índice de Isolamento Sonoro da janela (Rw). Quanto maior for o valor, melhor será o desempenho. Deve-se evitar colocar soluções com Rw inferior a 28 dB. A instalação de vidros duplos ou triplos com vidros de espessuras diferentes, permite melhorar a atenuação acústica.

Porque devemos escolher caixilharia em alumínio ?

O alumínio tem demonstrado ser melhor nos aspetos mais importantes:

  • Eficiência energética;
  • Preço a médio e longo prazo;
  • Segurança (gases tóxicos, incêndios e roubos);
  • Sustentável (o alumínio é 100% reciclável sem nunca perder as suas propriedades iniciais);
  • Durabilidade;
  • Versatilidade.

É possível poupar substituindo janelas antigas por novas?

Sim. Em primeiro lugar, antes de mudar as janelas deve ter em atenção em que zona se encontra a habitação. Em zonas quentes é possível economizar cerca de 16% de energia e em zonas frias, no mínimo 18%.

Os elementos mais importantes de uma janela que influenciam a poupança energética numa zona quente são:

  • Fator solar do vidro (64%);
  • Transmissão térmica do vidro (22%);
  • Infiltrações de ar (13%);
  • Transmissão do caixilho (1%).

Os elementos mais importantes numa janela introduzida numa construção localizada em zonas frias são:

  • Transmissão térmica do vidro (62%);
  • Infiltrações de ar (27%);
  • Transmissão do caixilho (7%);
  • Proporção caixilho/vidro (4%).

Substitua as suas janelas por janelas em alumínio com RPT (rutura da ponte térmica) a curto prazo conseguirá uma poupança energética considerável. A médio e longo prazo, o alumínio mantém intactas as suas qualidades. Assim, a sua durabilidade deste material permite que as janelas em alumínio não se deformem e produzam infiltrações de ar, o que prejudica o desempenho energético das janelas.

A longo prazo, uma janela em alumínio é mais económica. Porquê?

Resistência das janelas

Sendo as janelas em alumínio mais duráveis é natural que a longo prazo se tornem mais económicas. Pelo alumínio ser resistente, as janelas construídas com este material não necessitam de reforço da estrutura ao longo do tempo.

Sustentabilidade

Um produto ou um material sustentável é aquele que perdura. Enquanto o alumínio provém da bauxite, um dos elementos mais abundantes no nosso planeta, sendo por isso 100% sustentável, o que não acontece com outro tipo de materiais.

Reciclabilidade

O alumínio é 100% reciclável, infinitamente reciclável, e mantém as suas propriedades inalteradas, o que não acontece com a maioria dos materiais alternativos.

Segurança

Graças à dureza e resistência, as janelas em alumínio oferecem maior segurança contra a intrusão.

Versatilidade

O alumínio permite fazer todo o tipo de formas, pode-se moldar até adotar o desenho pretendido.

Permite ainda uma ampla gama de acabamentos, aplicados com fins de proteção do metal e de decoração, recorrendo aos tratamentos de lacagem e anodização. Em ambos os casos, é recomendado que sejam realizados sob as diretrizes das marcas de qualidade Qualanod (anodização) e Qualicoat (lacagem).

Classificação Energética

O desempenho energético das janelas está classificado numa escala de “A+” (mais eficiente) a “F” (menos eficiente), semelhante à etiqueta energética dos eletrodomésticos.

Na prática, uma janela CLASSE+ é um produto cujo desempenho energético foi devidamente classificado com base nas suas características técnicas, determinadas nos ensaios realizados para efeitos da marcação CE, nomeadamente:

  • A classe de permeabilidade ao ar;
  • O coeficiente de transmissão térmica da janela;
  • Fator solar do vidro.

Acrescenta ainda informação sobre o nível de conforto que a janela pode proporcionar no verão e no inverno, dando ainda informação sobre a atenuação acústica.

A etiqueta CLASSE+, permite uma escolha mais informada e promove o conforto e a poupança de energia das famílias, com benefícios para a economia e para o ambiente.

ETIQUETA CLASSE+

Integrar o CLASSE+ é estar envolvido numa ação que promove a inovação tecnológica como resposta aos elevados padrões de exigência adotados pelos consumidores.

Reconhecer este sistema, é acreditar que o futuro passa por criar soluções cada vez mais ecológicas e eficientes. Os nossos produtos estão disponíveis com sistema de etiquetagem energética CLASSE+.

A etiqueta CLASSE+ permite às empresas distinguirem-se no mercado da construção e da reabilitação cada vez mais competitivo. Ao classificar os seus produtos e serviços de acordo com as regras e normas técnicas do CLASSE+, as empresas demonstram o desempenho dos seus produtos e reforçam a confiança dos seus clientes.

Esta é uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia.

eficiencia_2